Imagem de uma mulher se abraçando. Em cima o texto: Ainda sobre o auto cuidado... Na parte de baixo a frase: " A hora do sim é um descuido do não". - Vinícius de Moraes

Ainda sobre autocuidado…

E já dizia o poeta Vinicius de Moraes:
“A hora do sim é um descuido do não”.

Trechos da crônica O tempo, de Rubem Alves
“Há duas formas de marcar o tempo. Uma delas foi inventada por homens que amam a precisão dos números, matemáticos, astrônomos, cientistas, técnicos. (…) Não há inícios nem fins, apenas a indiferente sucessão de momentos, que nada dizem sobre alegrias e sofrimentos. Apenas um bolso vazio. Nele, a alma não encontra morada”.

“A outra foi inventada por homens que sabem que a vida não pode ser medida com calendários e relógios. A vida só pode ser marcada pela própria vida. Os amantes do Cântico dos Cânticos marcavam o tempo do amor pelos frutos maduros que pendiam das árvores. Quando as folhas dos plátanos ficam amarelas sabemos que o outono chegou. Os ipês-rosas e amarelos anunciam o inverno”.

Meu corpo me fez parar e refletir sobre o tempo valioso do autocuidado, do que me traz prazer e bem-estar. Me fez desejar pequenas coisas e grandes movimentos em favor de mim mesma.
Hoje, tire um tempo para você e guarde esse momento preciso na caixinha nomeada: “Eu sou importante, tenho valor inestimável”. Minha vida é um tempo valioso. A sua também.